Num cenário de acirrada concorrência, a gestão jurídica proporciona tranquilidade aos gestores e mais lucros ou menos perdas para as empresas.
Num cenário de pandemia, a gestão jurídica pode ser fator decisivo na sobrevivência das empresas do setor hoteleiro.
Não se trata apenas de renegociar dívidas ou aconselhar a melhor forma de fazer isso ou aquilo pontualmente, mas sim usar o direito a seu favor, em uma estratégia de sobrevivência.
É usar os benefícios das MPs 927 e 936 por exemplo, é readequar contratos, é requerer em juízo valores pagos referentes a cobranças indevidas pelo poder público.
É pensar em novas formas de contratação em adequação a reforma trabalhista ou, ainda, buscar formas de pressionar o legislativo para que haja isonomia tributária entre o setor e as economias compartilhadas como o Airbnb.
O mais importante nós já temos que são profissionais altamente qualificados e apaixonados por aquilo que fazem. Então não é o momento de se acovardar, mas sim de se reinventar e usar de todas as armas a disposição para que, num primeiro momento, o setor sobreviva e, depois, volte a ser tão importante para a economia, querido e necessário em nosso país.